Rizotomia por Radiofrequência

A Rizotomia por Radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo utilizado para tratamento de dor crônica na coluna. É um método moderno e seguro para tratamento de diversas causas de dores na coluna.

Essa modalidade de tratamento é indicada para pacientes que sofrem de lombalgia crônica sem alterações, tais como: Artrose, Desidratação ou Hérnia Discal.

Também é indicada para pacientes cuja dor não é resolvida por tratamento conservador, como Fisioterapia, RPG, Anti-inflamatórios convencionais, Analgésicos ou Opióides, Acupuntura, entre outros.

Pode ainda ser utilizada em pacientes que não tiverem condições clínicas de serem submetidos a cirurgias definitivas, funcionando apenas como um alívio temporário da dor.

A agulha, que possui espessura aproximada de um grafite de lapiseira 0,5mm é introduzida através da pele, após anestesia local, e levada até um ponto específico na coluna do paciente. A frequência é transmitida através da agulha.

As agulhas são inseridas na pele e posicionadas com precisão e auxílio de um intensificador de imagens até pontos da saída dos ramos mediais das facetas articulares. Não existe incisão (corte) neste método.

O sistema de comando e controle é totalmente digital, proporcionando maior precisão e segurança nos diversos tipos de controles, ajustes e leituras. A tecnologia, utilizada no projeto do circuito de potência, permite obter alta eficiência de operação.

Para localização dos pontos exatos de dor é utilizado a fluoroscopia que consiste em uma câmera de vídeo acoplada a um aparelho de raios-x, que permite ao cirurgião ver exatamente o ponto de inserção das agulhas em tempo real, minimizando riscos de lesões e tornando o procedimento mais seguro.

Ao chegar na ponta da agulha que está em contato com o osso, a Radiofrequência se converte em Energia Térmica (calor) e desativa o nervo que dá sensibilidade dolorosa da região.

O procedimento, quando aplicado corretamente provoca inativação apenas do nervo-alvo, não havendo qualquer prejuízo nos movimentos ou da sensibilidade do paciente.

Para procedimentos na coluna lombar, o paciente fica de bruços. Na coluna cervical, a posição pode variar de acordo com a estrutura alvo.

A Rizotomia por Radiofrequência possibilita que o cirurgião possa realizar os diversos procedimentos para tratamento da dor tais como:

• Rizotomia de Faceta Cervical e Lombar;
  • Rizotomia Trigeminal;
  • Ablação Intradiscal;
  • Cordotomia;
  • Radiculotomias;
  • Tratamento da Sacroileíte e ainda: procedimentos de cirurgia funcional como: Talamotomia, Palidotomia, Cingulotomia entre outros.

Recuperação do Paciente
Durante o procedimento, que dura em média 45 minutos, o paciente conversa com o médico e pode relatar qualquer desconforto. Logo em seguida, o paciente está liberado para ir pra casa.

A melhora (analgesia) do paciente usualmente é imediata, mas pode ser mais nitidamente sentida após uma semana do procedimento.

Há casos em que os pacientes ficam assintomáticos por longo tempo, outros por tempo menor, mas usualmente a sintomatologia desaparece por cerca de 3 a 6 meses.