WhatsApp chat

Infiltração na Coluna

Infiltração na Coluna

  

As infiltrações espinhais são métodos diagnósticos e terapêuticos para dores na coluna lombar e dores na coluna cervical, radiculopatias, sacro-ileítes e até dores de origem discogênica. As infiltrações na coluna podem ser realizadas por meio de quatro técnicas:

Infiltração Transforaminal
Muito utilizada para compressões leves por protrusões discais, crises agudas de Lombociatalgia, testes pré-cirúrgicos e casos de fibrose epidural por cirurgias prévias mal sucedidas.

Nesta técnica, uma agulha é inserida através da pele, com auxílio de Raios-X, até a emergência da raiz nervosa no forâmen intervertebral desejado para a injeção de anestésico e corticóides.

A exata posição da agulha é confirmada com injeção prévia do meio de contraste, que traça o trajeto exato da raiz estudada.

Discografia provocativa
É utilizada atualmente quando necessária a confirmação da origem da dor como discogênica, ou seja, oriunda do disco intervertebral.

O contraste é injetado dentro do disco, aumentando a pressão intradiscal e provocando dor, semelhante à referida pelo paciente, confirmando, ou não, o teste. Funciona como um pré-teste para tratamentos de Nucleoplastia ou Anuloplastia.

Epidural Caudal
É um método utilizado em casos mais graves, com diversos níveis de compressão, principalmente em procedimentos pós-cirúrgicos, com intensa formação de fibrose radicular e epidural.

A incisão ocorre no hiato sacral e a injeção dos medicamentos não muda em relação às outras técnicas de infiltração na coluna.

Adesiólise epidural
É realizada com o auxílio de um cateter introduzido no espaço epidural guiado por uma agulha. A partir daí é injetada uma solução salina em diversos pontos da coluna, com o objetivo de desfazer as aderências epidurais, para promover, ao mesmo tempo, redução do processo inflamatório com injeção de corticosteróides, adiando, ou evitando, uma nova cirurgia.

O cirurgião de coluna é o especialista indicado para a utilização destes tipos de técnicas. Por isso é importante contatar um profissional com boas referências.