Bloqueios Analgésicos Diagnósticos e Terapêuticos

As “Infiltrações” ou “Bloqueios” na coluna ajudam o médico a identificar a estrutura exata responsável pela dor e costumam proporcionar melhorias quanto à movimentação da coluna.

Assim, cirurgias invasivas podem ser evitadas e a partir da identificação da estrutura causadora da dor, novos bloqueios podem ser direcionados para esta região, ou outros procedimentos minimamente invasivos podem ser aplicados, como os tratamentos por Radiofrequência.

As estruturas que mais causam dor na coluna são os discos interverterias. Além das protrusões e hérnias de disco, outros quadros podem causar dor, entre as quais:

• Estenoses (que são resultado de compressões e estreitamento nervosos);
  • Dor Miofascial (obtidas através de contraturas musculares e encurtamentos);
  • Osteoartrose (que é fruto de degeneração, desgaste, bicos de papagaio).

Utilidades:
As Infiltrações ou Bloqueios também ajudam o médico na identificação da real causa da dor quando os exames clínicos e as imagens deixam dúvidas.

Também ajudam na reabilitação do paciente quando este não está mais conseguindo evoluir nos exercícios, justamente por sentir dores, mesmo com o tratamento clínico corretamente instituído.

Outro benefício deste procedimento é a possibilidade de redução, ou mesmo suspensão dos medicamentos ingeridos, que muitas vezes causam desconforto, além de efeitos colaterais gástricos, renais, entre outros, aos pacientes.

Onde podem ser realizadas as infiltrações na coluna:
Infiltrações superficiais podem ser realizadas no consultório médico e geralmente são indicadas quando há dor muscular ou mio-fascial e a infiltração é realizada em um ou mais pontos específicos, geralmente denominados pontos de gatilho.

Infiltrações mais profundas são realizadas somente no centro cirúrgico com auxílio da fluoroscopia (aparelho que mostra imagem da coluna em tempo real) para poder localizar exatamente os pontos específicos profundos na coluna.

Dois medicamentos podem ser utilizados:

• Anestésico local (tem a função de aliviar a dor nas primeiras horas após o procedimento);
  • Corticóide.(tem ação anti-inflamatória, costuma aliviar a dor e diminuir os sinais inflamatórios no local ao longo de semanas e até meses.

É um método direcionado a pacientes com dor na coluna cervical, torácica e lombar, acompanhada ou não de dor e/ou formigamento nos membros (incluindo dor nos braços acompanhando a dor cervical e dor nas pernas acompanhando a dor lombar).

O melhor momento para a infiltração deve ser discutido com o médico, pois o bloqueio de forma isolada terá efeito temporário caso o tratamento clínico e físico não forem corretamente instituídos.

Tipos:

Bloqueio Facetário – As facetas articulares são pequenas articulações na parte de trás da coluna e são responsáveis por dor lombar, torácica  ou cervical em um grande número de pessoas.

Nesses casos, a dor aparece quando se movimenta a coluna para trás, ou para os lados e a dor pode irradiar para os membros.

O Bloqueio Facetário consiste na injeção de medicamentos na região da coluna por onde passam nervos chamados Ramos Mediais Dorsais, responsáveis pela inervação dessas articulações. Este tipo de dor melhora com a infiltração da coluna em cerca de 70 a 80% dos casos.

Infiltração Foraminal ou Radicular – É uma injeção de medicamentos na região da coluna chamada Forâme Intervertebral (Foraminal).

Os Forâmes  são orifícios por onde passam os nervos ou raízes nervosas (radicular), que vão para a perna ou braço. Nesses casos, os nervos geralmente estão inflamados por uma hérnia de disco, protrusão fiscal ou osteófito (bico de papagaio) que está causando estenose do forâme intervertebral  e compressão nervosa.

Objetivos da infiltração:
Identificar o ponto exato que está gerando a crise de dor (Infiltração Diagnóstica) para que novos procedimentos possam ser direcionados à região dolorida.

Além do alívio da dor, costuma ocorrer aumento da amplitude de movimento da coluna e os sintomas de formigamento ou dormência também podem melhorar.

Caso a infiltração seja na coluna lombar, o paciente fica de bruços. Na coluna cervical, a posição pode variar de acordo com o local a ser infiltrado. Os parâmetros vitais ficam monitorizados por aparelhos.

Durante o procedimento, o paciente conversa com o médico e pode relatar qualquer desconforto. Não existe corte. A infiltração é realizada com anestesia local; sedação pode ser utilizada a critério do paciente e do médico. O procedimento dura cerca de 30 minutos e, logo após, o paciente está liberado para ir pra casa.

Recuperação do Paciente:
A maioria dos pacientes já consegue trabalhar no dia seguinte. Alguns pacientes ainda persistem com algum desconforto e dor na região da infiltração, então será recomendado repouso no dia seguinte.

A resposta varia de acordo com a causa da dor, sucesso do procedimento e características individuais.