WhatsApp chat

O que é:

Artroscopia é um procedimento cirúrgico endoscópico minimamente invasivo através do qual se examina e, por vezes, se realiza o tratamento dos danos do interior de uma articulação usando um equipamento chamado “Artroscópio”.

Este equipamento é uma haste do tamanho aproximado de um canudo com uma câmera na ponta.

A Artroscopia permite ao médico olhar diretamente para as estruturas de dentro da articulação, como os ligamentos (tecido resistente que liga um osso ao outro), a cartilagem (tecido liso que cobre as extremidades dos ossos nas articulações) e outras estruturas.

Este procedimento pode ser usado tanto para diagnosticar, quanto para realizar o reparo de um problema articular.

A Artroscopia é mais comumente realizada no joelho e ombro, mas também pode ser feita no quadril, tornozelo, cotovelo e punho.

 

 

 

 

Indicações:
A Artroscopia é usada principalmente como método cirúrgico para reparar lesões intra-articulares. Dentre as indicações mais comuns estão os tratamentos:

  • Para as lesões de meniscos, cartilagem e ligamentos no joelho;- Para reparo de tendões, cartilagem e tratamento da instabilidade do ombro;
  • Para lesões de cartilagem e impacto do quadril e tornozelo;
  • Biópsia de tecidos intra-articulares nas diversas articulações.

 

Procedimento:
Durante a Artroscopia, o artroscópio é inserido na articulação por meio de um pequeno corte (incisão) na pele chamado de portal.

O equipamento é munido de uma fonte de luz e uma câmara de vídeo em sua ponta. As imagens geradas da câmera são vistas em um monitor de vídeo.

Os outros instrumentos cirúrgicos são inseridos na articulação por meio de novos portais. O procedimento é todo realizado com o cirurgião olhando para o monitor.

Ao contrário das cirurgias abertas, em que o médico precisa fazer um corte maior, a Artroscopia geralmente é menos dolorosa e permite um tempo de recuperação mais rápido.

A duração da Artroscopia depende da articulação e do procedimento que é realizado. Pode demorar 15 minutos, como também pode levar mais de uma hora.

 

Como se preparar:
O médico deverá ser informado se:

  • Houver alergia a algum medicamento, incluindo anestésicos
  • Tomar medicamentos de forma regular
  • Tiver outros problemas de saúde
  • Tiver tido algum problema vascular como trombose ou hemorragias
  • Estiver ou se houver possibilidade de gravidez
  • Tiver histórico de infecção na articulação afetada.O médico deverá saber de quaisquer preocupações acerca da necessidade do procedimento, dos seus riscos, de como será feito ou que resultados irá trazer. Exames pré-operatórios serão realizados para a segurança do procedimento.Se a Artroscopia for no tornozelo, joelho ou quadril, o médico irá, provavelmente, recomendar o uso de muletas após o procedimento. Se for no ombro ou cotovelo, o uso de uma tipoia será receitado.

 

Recuperação do paciente:
A Artroscopia pode ser feita ambulatorialmente, sem a necessidade de pernoitar no hospital, mas pode também pode necessitar de internação. Tudo depende da articulação que será operada, da anestesia que será usada e do procedimento que será realizado.

Após a Artroscopia, podem ocorrer hematomas na pele ao redor da incisão. Isso é temporário e deve desaparecer dentro de duas semanas. O médico deverá saber sobre inchaços e possíveis sangramentos. Repouso da articulação pode ser necessário por alguns dias. Os pontos são removidos entre sete (07) e 14 dias.

Gelo, elevação do órgão afetado e uma atadura de compressão podem ser usados para reduzir qualquer inchaço. Além disso, analgésicos serão prescritos para aliviar qualquer dor ou desconforto.

Fisioterapia e exercícios serão recomendados dependendo do procedimento que foi realizado. O cirurgião deve informar o momento de retomar a atividade normal.

 

Joelho

 

Ombro