WhatsApp chat

MIS TLIF

 

 

 

A Artrodese feita por via percutânea, ou minimamente invasiva, é conhecida como MIS TLIF (Minimally Invasive Surgery – Transforaminal Lumbar Interbody Fusion). Não é uma técnica nova.

São utilizados instrumentos canulados que permitem acesso à coluna sem cortar ou afastar a musculatura. Portanto, o sangramento e a dor pós-operatória são mínimos e o tempo de recuperação é curto.

O MIS TLIF pode ser utilizado para todos os tipos de patologias degenerativas da coluna lombar baixa (L3 até S1) tais com:

  • Estenose do canal lombar;
  • Hérnia de disco lombar;
  • Discopatia degenerativa;
  • Espondilolistese;
  • Escoliose degenerativa.

A técnica TLIF é a mais utilizada atualmente para tratamento de hérnia de disco com Artrodese Intersomática. Com esta técnica, é possível retirar completamente o núcleo pulposo, enxertar osso do próprio paciente e fazer Artrodese por espaços intermusculares pequenos (minimamente invasiva), permitindo recuperação precoce e menos dor pós-operatória.

O acesso para o disco com o TLIF é pequeno e apenas uma janela entre os nervos é necessária para a remoção do disco e enxertia óssea. Por esta razão, é considerada uma cirurgia menos invasiva.
Atualmente, por pequenas incisões e parafusos canulados, é possível realizar a mesma cirurgia sem cortes grandes, apenas através de pequenos furos para introdução dos instrumentos.