WhatsApp chat

Cifoplastia e Vertebroplastia

Cifoplastia e Vertebroplastia

 

 

 

 

Cifoplastia e Vertebroplastia são procedimentos minimamente invasivos, que têm como objetivo o alívio das dores, por meio da estabilização de fraturas, causadas por Osteoporose ou Câncer Metastático.
Estes procedimentos consistem na injeção intravertebral de cimento ósseo. Uma agulha intravertebral e calibrosa é colocada lateralmente ao canal raquiano, onde é injetado o cimento ósseo ainda em forma pastosa. Este, por sua vez, dentro de um período que varia de 15 a 20 min, se consolida e estabiliza a fratura.
A alta é imediata e o alívio das dores é sentido logo que o paciente se recupera da anestesia.

 

Diferença entre os Métodos:

  • Cifoplastia – Neste método é insuflado um balão para criar uma cavidade para a injeção, sem pressão, do cimento ósseo.
  • Vertebroplastia – Necessita de pressão para que o cimento seja injetado, pois este irá ocupar a trabécula óssea.

Procedimento:
São procedimentos (Cifoplastia e Vertebroplastia) realizados com sedação e anestesia local, num ambiente de hospital e através de uma agulha rígida, que é inserida dentro do corpo vertebral para a injeção de um cimento. O objetivo é tentar restaurar a altura do corpo da vértebra e torná-la mais rígida.
Há casos em que a altura do corpo vertebral não é restaurada, mas só de tornar a vértebra mais rígida e impedir o seu constante achatamento, o paciente já sente melhoria significativa dos sintomas e evita a progressão do problema.

Cifoplastia

Vertebroplastia