WhatsApp chat

Artrodese Cervical

O que é:
A Artrodese da coluna cervical é uma técnica cirúrgica cujo objetivo é tratar de uma instabilidade da coluna localizada no segmento cervical.

Ela é feita de modo a obter a fusão entre os segmentos vertebrais com utilização de enxerto ósseo e pode ser associada na fixação com parafusos, placas e hastes, ou apenas com enxerto ósseo e imobilização com órteses.

Indicação:
A cirurgia Artrodese Cervical é utilizada no tratamento de diversas patologias e indicada quando se considera que existe uma instabilidade entre as vértebras da coluna.

Entre as patologias a serem tratadas por meio desta técnica, estão incluídas: hérnias de disco cervicais, a mielopatia cervical, as fraturas e até mesmo alguns tipos de tumores.

O objetivo da cirurgia, além de descomprimir a medula e raízes nervosas, é ossificar as vértebras manipuladas em um único bloco de osso. Dessa forma, os outros discos intervertebrais, que funcionam como amortecedores da coluna, podem se sobrecarregar.

Procedimentos:
A fixação da coluna é feita com hastes e parafusos especiais, geralmente feitos de titânio, que é um material altamente compatível com o corpo e não provoca rejeição. Além disso, a maioria das cirurgias é realizada por técnicas minimamente invasivas, que causam pouca agressão cirúrgica ao paciente.

É realizada com uma incisão na frente do pescoço, dando acesso direto á coluna cervical. A partir daí é feito o tratamento da patologia, como a retirada de um tumor ou de uma hérnia de disco, por exemplo, seguida da fixação da coluna com placas e parafusos cervicais.

Em alguns casos menos frequentes, está indicada a artrodese cervical posterior, feita pela parte de trás do pescoço.

Nos casos de hérnia de disco cervical, a artrodese cervical anterior ainda é o tratamento mais clássico, mas a Artroplastia Cervical vem ganhando espaço como uma alternativa para manter a movimentação natural da coluna.

Recuperação do paciente:
Após a cirurgia de Artrodese Cervical, o paciente deve seguir corretamente as orientações pós-operatórias.

O prazo para retornar ao trabalho após uma Artrodese Cervical bem sucedida depende do tipo de atividade exercida, meio de transporte e de uma boa reabilitação da musculatura paravertebral.

Nas atividades administrativas é possível o retorno ao trabalho em Três (03) ou quatro (04) semanas.

Nas atividades de carga, o prazo para retorno ao trabalho pode variar de seis (06) semanas a três (03) meses.

O movimento repetitivo não é um impedimento absoluto.

As atividades que exigem esforço físico ou sobrecarga de peso devem ser evitadas para não sobrecarregar demais os outros discos intervertebrais.

Além disso, deve-se evitar o ganho de peso.